Datafolha mostra avanço de Marçal e recuo de Nunes
Pesquisa do instituto indica queda de três pontos percentuais para o prefeito e alta de três para o influenciador, que já vinha em tendência de alta nos levantamentos do Datafolha
Pesquisa Datafolha publicada nesta quinta-feira, 3, confirma a tendência de alta do influenciador Pablo Marçal (PRTB, foto) na corrida pela Prefeitura de São Paulo, e mostra também queda do prefeito Ricardo Nunes (MDB), seu principal adversário à direita.
Segundo o instituto, Marçal subiu três pontos percentuais e aparece com 24%, a mesma proporção de intenções de voto de Nunes, que tinha 27% e caiu três pontos na comparação com a última pesquisa.
O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) oscilou apenas um ponto positivamente e tem 26%. Pela margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os três estão tecnicamente empatados na liderança.
Tabata também sobe
A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) também segue crescendo, segundo o Datafolha, e se isolou em quarto lugar, com 11%, dois pontos a mais do que na semana passada.
Já o apresentador José Luiz Datena (PSDB), o grande derrotado nesta corrida eleitoral de acordo com as pesquisas, oscilou dois pontos para baixo e aparece com 4%.
A economista Marina Helena (Novo) manteve seus 2% de intenção de votos.
Foram entrevistados 1.806 eleitores de 1º a 3 de outubro, sob encomenda da Folha de S.Paulo e da TV Globo, e o nível de confiança da pesquisa é de 95%.
Marçal em alta
Não é apenas o Datafolha que aponta alta de Marçal na reta final. Todos os institutos de pesquisa registraram o crescimento do influenciador nos últimos dias, em maior ou menor intensidade.
Má notícia para Nunes, que vê o fortalecimento de seu maior adversário à direita exatamente no momento em que seu grande trunfo, a propaganda de rádio e televisão, sai do ar.
Por conta do acirramento da disputa, as campanhas dos principais candidatos em São Paulo passaram a enxergar o último debate da corrida eleitora, promovido pela TV Globo na noite desta quinta, como uma final de campeonato.
Segundo turno e rejeição
Nos cenários de segundo turno traçados pelo Datafolha, Nunes ganharia tanto de Marçal (por 56% a 28%) quanto de Boulos (por 52% a 37%), e o deputado do PSOL venceria o ex-coach (por 48% a 36%). Boulos ampliou a vantagem para Marçal desde a última semana, quanto vencia por 47% a 38%.
A rejeição de Marçal voltou a subir, segundo o Datafolha, de 48% para 53%. Boulos é o segundo mais rejeitado, por 38% dos eleitores, o mesmo que o registrado na última pesquisa, e apenas 23% do eleitorado não votaria em Nunes, dois pontos percentuais a mais do que na semana passada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)