Datafolha: Lula lidera entre “vulneráveis” financeiros; Bolsonaro, entre “seguros”
Resultados da mais recente pesquisa do Datafolha, divulgados nesta terça-feira (23), mostram que Lula lidera entre os eleitores considerados "vulneráveis" financeiramente, enquanto Jair Bolsonaro conta com a preferência dos "seguros"...
Resultados da mais recente pesquisa do Datafolha, divulgados nesta terça-feira (23), mostram que Lula lidera entre os eleitores considerados “vulneráveis” financeiramente, enquanto Jair Bolsonaro conta com a preferência dos “seguros”.
O primeiro grupo é composto pelos eleitores com fonte de renda instável de até 2 salários mínimos, e o segundo, por aqueles com renda estável entre 2 e 5 salários mínimos.
A vantagem do petista entre os “vulneráveis”, que representam 35% do eleitorado nacional, é de 33 pontos percentuais. Lula tem 56% das intenções de votos, ante 23%, de Bolsonaro. Essa vantagem se mantém estável desde junho.
O presidente, por sua vez, vence Lula entre os “seguros”, 20% do eleitorado, por apenas 7 pontos percentuais, 43% contra 36%. O ex-mandatário liderava esse grupo até a última pesquisa Datafolha, em julho.
O instituto também separa o eleitorado em outros três grupos financeiros.
Os “resilientes”, eleitores com fonte de renda estável de até 2 salários mínimos, correspondem a 18% do eleitorado e preferem Lula por margem semelhante àquela dos “vulneráveis”. O petista tem 53% e Bolsonaro, 24%.
Os “amparados”, com renda instável entre 2 e 5 salários mínimos, representam outros 18% do eleitorado. Há empate técnico nesse grupo: 41% para o presidente, ante 40% para Lula.
Por fim, os “superseguros”, que têm fonte de renda estável acima de cinco salários mínimos, somam apenas 9% do eleitorado. Bolsonaro lidera com 47% das intenções de voto, contra 34% do petista.
O Datafolha entrevistou 5.744 pessoas em 281 municípios entre 16 e 18 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento foi contratado pela Folha e pela TV Globo e registrado no TSE sob o número 09404/2022.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)