Damares pede esclarecimentos sobre reuniões de Lula com Vorcaro
O encontro teria ocorrido no gabinete presidencial, com duração aproximada de uma hora e meia, com a presença de Gabriel Galípolo
A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) protocolou, nesta quinta-feira, 29, um requerimento no qual cobra explicações do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, sobre suposta reunião entre o presidente Lula e o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, em dezembro de 2024.
A parlamentar quer confirmar a realização do encontro e questiona por qual motivo não houve registro na agenda oficial, conforme prevê o Decreto nº 10.889/2021 e a Lei de Conflito de Interesses ( nº 12.813/2013).
O encontro teria ocorrido no gabinete presidencial, com duração aproximada de uma hora e meia, com a presença de Gabriel Galípolo (atual presidente do Banco Central), do ex-ministro Guido Mantega, do próprio Rui Costa e do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia).
“A gravidade do fato não reside apenas na realização do encontro em si, mas na deliberada ausência de publicidade, especialmente diante do contexto amplamente noticiado envolvendo o Banco Master, marcado por questionamentos bilionários, medidas de supervisão do Banco Central do Brasil e apurações conduzidas pela Polícia Federal”, questiona Damares Alves.
A senadora lembra que o chefe do Poder Executivo adotou discurso severo em relação aos envolvidos no caso do Banco Master, “o que torna ainda mais imperiosa a necessidade de esclarecimentos formais, objetivos e documentados”.
Além da confirmação do encontro, e dos nomes dos participantes, a parlamentar cobra acesso a documentos que o antecederam, bem como possíveis atas e eventuais encaminhamentos realizados.
O pedido foi encaminhado à Mesa Diretora do Senado para deliberação. Após recebimento da mensagem, a Casa Civil terá 30 dias para responder.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)