Crusoé: Zema coloca seu vice para jogo em Minas
Em um cenário onde Lula aposta as fichas no presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, Zema tem de colocar seu substituto natural nos holofotes
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) não pode disputar uma terceira eleição ao cargo em 2026. Em um cenário onde Lula e seu ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, parecem apostar as fichas no presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Zema tem de colocar seu substituto natural nos holofotes.
Foi exatamente o que ele fez nesta quarta-feira, 13, ao colocar seu vice, Mateus Simões (Novo; foto), para discursar durante a inauguração de uma indústria de fertilizantes no interior de Minas Gerais.
“Eu vou quebrar o protocolo”, iniciou Zema, se desculpando, “mas eu quero escutar uma pessoa que é a mais impactada pelo que está acontecendo aqui hoje, que é o produtor rural”. E passou microfone ao vice — que, apesar de se apresentar como “Professor Mateus Simões”, é produtor rural na região no Maranhão e no Tocantins.
Mateus falou por três minutos, em rede nacional. “Há 115 anos minha família veio para essa região no Alto Paranaíba e no Triângulo Mineiro, onde nada nascia, era só a pecuária. Durante quase 50 anos falavam que não era possível produzir, mas aprendemos que Minas tinha muito mais a entregar e podia corrigir o solo e trazer fertilidade”, começou.
“Só queria dizer obrigado ao senhor, a Eurochem, ao governo federal do presidente Lula, para possibilitar que Minas Gerais seja não só grande produtor agrícola, mas também a solução para nosso problema de garantia de soberania e independência em termos de fertilizantes”, ele concluiu.
E então Zema tomou novamente o microfone, na segunda agenda pública junto a Lula em pouco mais de um mês. Falou sobre a Cemig —que pode ser federalizada para amortizar a dívida do estado com a União — e o crescimento da economia do estado, a indústria de cafés e queijos do estado.
Lula pareceu não se importar muito com a…
Leia mais em Crusoé
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)