Orlando Tosetto Jr. na Crusoé: um passeio pela zona inóspita
Sábado último, à noitinha, estive pela Praça da Sé para encontrar, entre outros amigos, meu colega de Crusoé Josias Teófilo e ir ao lançamento de um livro...
Sábado último, à noitinha, estive pela Praça da Sé para encontrar, entre outros amigos, meu colega de Crusoé Josias Teófilo e ir ao lançamento de um livro. Cheguei, como é meu hábito deplorável (para mim e para os que me convidam), cedo demais; o lugar onde o lançamento ia acontecer ainda estava fechado, de modo que tive que matar o tempo numa zona hoje inóspita de São Paulo. Às seis da tarde de sábado não há muito o que fazer por ali se você não quiser comprar bijuterias, roupas e calçados de má qualidade ou traquitanas eletrônicas chinesas que quebram à toa. Circulei pelo entorno meia hora ou pouco mais; depois tomei o rumo do lugar aonde ia, que, felizmente, já estava aberto.
De caminho para lá passei pela Rua XV de Novembro e entrei na Rua Anchieta, que é curta, do tamanho de um quarteirão, e dá no Pátio do Colégio (que nos mapas e nas placas vem grafado como Pateo do Collegio). Lá, suas esquinas são formadas pelos belos edifícios antigos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (que já foi da Bolsa de Mercadorias) e da Procuradoria-Geral da cidade de São Paulo, cujo térreo sedia o Procon. Uns passos adiante está o Viaduto Boa Vista, sobre a Ladeira General Carneiro, de onde se vê o infame Impostômetro, o placar estrepitoso – quase três trilhões a zero – do jogo entre nós e a sanha arrecadatória do governo.
A cidade nasceu ali, e vista dali parece estar moribunda, tal qual o ano que vai se acabando – este ano que nasceu velho. O endereço onde eu ia era na Rua Roberto Simonsen, um pouco adiante (para quem vem dos lados do Pátio para a Sé) da Casa Número Um e do Solar da Marquesa de Santos, mas antes da esquina da Venceslau Brás. Meu caminho me fez passar diante dos…
Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)