Crusoé: Um país em busca de novos líderes
Quem são os políticos que se destacaram nas eleições municipais
O primeiro turno das eleições municipais do domingo, 6, deram uma lufada de ar fresco na política nacional, hoje dominada por Lula e Jair Bolsonaro. Os dois estão há décadas alternando-se entre palanques e mandatos (o petista concorreu à Presidência pela primeira vez em 1989, ano em que Bolsonaro estreou como vereador no Rio de Janeiro). Nesse tempo, eles não apenas engessaram o debate público como impediram que outros nomes crescessem ao redor.
A renovação anunciada na última eleição pode se dar tanto na esquerda quanto na direita, mas elas devem ocorrer em velocidades diferentes. Na esquerda, a mudança virá a passos de tartaruga. O presidente Lula ainda submete os quadros dos partidos aliados à sua vontade e tem pretensões claras de se lançar à Presidência novamente em 2026. “Lula não deu mostras até agora de que abrirá espaço para mais alguém na esquerda. O ministro da Fazenda Fernando Haddad, por exemplo, já foi considerado como um possível sucessor, mas não terá chance daqui a dois anos. A esquerda então terá de esperar 2030 para uma renovação”, diz o cientista político Bruno Bolognesi, professor da Universidade Federal do Paraná.
Essa opinião é compartilhada por Gilberto Kassab, o líder do PSD, partido que mais conseguiu prefeitos nesta eleição. “A esquerda está com dificuldade de se renovar e está refém da figura de Lula”, disse Kassab em entrevista nesta semana.
Na direita, a corrida para ganhar visibilidade em 2026 já começou. Como Jair Bolsonaro foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral, alguns postulantes já declaram abertamente que gostariam de tentar a eleição presidencial daqui a dois. Outros se movem calados, mas com esse objetivo em mente.
A reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Duda Teixeira e Wilson Lima, faz um levantamento dos nomes que ganharam força nas últimas eleições municipais e têm boas chances de ganhar projeção nacional no futuro, tanto à esquerda quanto à direita.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Leonardo Barreto, Jerônimo Teixeira, Alexandre Soares Silva, Josias Teófilo e Ivan Sant’Anna.
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)