Crusoé: Tarcísio fecha as portas de Brasília Amarela
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo havia aprovado proposta para dar nome de estação em cidade natal da banda, morta em 1996
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vetou nesta quinta-feira, 25, um projeto de lei que nomearia uma estação de trem em Guarulhos em homenagem à banda Mamonas Assassinas. A proposta foi apresentada em 2019 pelo deputado estadual Jorge Wilson Xerife do Consumidor (Republicanos), hoje seu líder de governo na Assembleia Legislativa.
A proposta era dar novo nome ao que hoje é a estação Guarulhos-Cecap, lembrando à banda de rock cômico nascida na cidade de que teve ascensão meteórica ao sucesso em 1995, até falecer na própria cidade em 2 de março de 1996, em um acidente aéreo.
A parada, próxima ao aeroporto internacional da cidade, foi inaugurada em 2018 e atende a linha 13-Jade e o expresso aeroporto, ambas atendidas pela CPTM, o serviço estatal de trens. A ideia de nomeá-la com o quarteto veio no ano seguinte, mas aprovada em plenário apenas neste ano.
Ao justificar a decisão, Tarcísio entendeu que a decisão não cabe a ele ou ao Legislativo. “A empresa detém autonomia para gerir os bens que integram o seu patrimônio, dentre os quais se incluem suas estações”, escreveu. Além disso, o batismo de estações com nomes alheios à localização, explicou, teria de atender a “aspectos referentes às condições históricas e geográficas da região onde se localiza o equipamento”, mas também “pontos referenciais que tenham relação com a história local ou que tenham significado para a população e que sejam de aceitação popular.”
O veto será analisado pelo plenário da Alesp.
Tarcísio já autorizou, por decreto, que a estação Vila Sonia da Linha-4 do metrô de São Paulo, atualmente sob concessão privada, fosse nomeado em homenagem à professora Elisabeth Tenreiro, vítima de um ataque a escola próxima dali.
Em outra discussão sobre o mesmo tema, o governador paulista tentou renomear a estação Paulo Freire, próxima a uma avenida que homenageia o educador brasileiro ligado a movimentos de esquerda, de Fernão Dias — o bandeirante que nomeia a rodovia também próxima.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)