Crusoé: “Sem saidinha”
Se os governos não conseguem impedir os crimes cometidos pelos detentos beneficiados com as saidinhas temporárias, não faz sentido manter o benefício, diz Crusoé...
Se os governos não conseguem impedir os crimes cometidos pelos detentos beneficiados com as saidinhas temporárias, não faz sentido manter o benefício, diz Crusoé.
“A história se repete a cada ano: presos agraciados com a ‘saidinha’ de Natal deixam um rastro de crimes que não teriam ocorrido, obviamente, se eles estivessem na cadeia. Neste início de 2024, o caso bárbaro que causou consternação foi o do sargento da Polícia Militar Roger Dias da Cunha, de 29 anos, assassinado por Welbert de Souza Fagundes, bandido condenado a 13 anos de prisão por roubo que já havia cometido crimes em três saídas anteriores e que o Ministério Público considerava inelegível para o benefício nesta virada de ano. A vara de execuções penais, no entanto, concluiu que ele cumpria os requisitos necessários: apresentava bom comportamento na prisão e estava no regime semiaberto, ou seja, saía todos os dias da cadeia para trabalhar.”
“Mas a morte do sargento Roger – alvejado por dois tiros na cabeça – pode ser catalisadora de uma mudança na legislação. Em agosto de 2022, a Câmara dos Deputados aprovou, por 311 votos a favor e 98 contra, um projeto do deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) que extingue todos os tipos de saída temporária. O PL está na Comissão de Segurança Pública do Senado desde 2023 e já recebeu parecer positivo do seu relator, o senador Flávio Bolsonaro. Nesta semana, o filho do ex-presidente da República usou as redes sociais para reclamar que a pauta esteja parada. Rodrigo Pacheco, o presidente do Senado, não gostou muito. Em entrevista coletiva, negou que houvesse inércia de sua parte. ‘Alguns desavisados e alguns demagogos atribuíram ao Senado inércia em relação a esse projeto. Não houve inércia do Senado. O projeto chegou à Casa e eu, como presidente, despachei à Comissão de Segurança Pública’, disse ele. É fato, porém, que um novo tipo de articulação ganhou corpo nos últimos dias.”
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)