Crusoé: Quaqua clama por solidariedade da esquerda a Cuba
Petista faz discurso em defesa dos "povos democráticos", mas omite situação dos presos políticos e falta de liberdade na ilha
O prefeito de Maricá e vice-presidente do PT, Washington Quaqua (foto), fez um “alerta à esquerda brasileira”, clamando por solidariedade a Cuba.
Autoproclamado “filho da Revolução Cubana”, a qual disse ser uma fonte de inspiração para um “mundo mais justo e igualitário”, Quaqua afirmou ser preciso defender os “povos democráticos” contra os impérios, alegando conhecer bem a realidade do país.
“Alerta à esquerda brasileira!
É imprescindível que a esquerda brasileira esteja alerta com a situação atual de Cuba. Todos nós somos filhos da Revolução Cubana, que é uma fonte de inspiração para um mundo mais justo e igualitário. E Cuba passa por um momento dificílimo por causa do bloqueio americano imposto por Trump.
O que Trump está fazendo é desumano e não pode ser aceito. Ele está impedindo acesso de Cuba à energia, ao petróleo. E isso está causando a morte de crianças e idosos.
A esquerda, no Brasil e no mundo, precisa ser solidária com Cuba. Precisamos defender os povos democráticos contra os impérios. Cuba poderia ser um dos melhores países do mundo. Eu já estive lá várias vezes e conheço bem a realidade do país. A educação é gratuita para todos. Não tem nenhum nível de violência. É uma sociedade que podia estar muito desenvolvida. Vamos todos juntos defender Cuba e seu povo!”, escreveu Quaqua no X.
Esquerda caviar
Em vídeo, o petista disse que a esquerda brasileira “não presta a solidariedade que devia prestar a Cuba”.
“Muita gente de classe média adora ir pra Paris. Cuba é um país que organiza a utopia e a vida do povo. Hoje Cuba está estrangulada”, acrescentou.
Presos políticos
Embora Quaqua faça um discurso em defesa dos “povos democráticos”, Cuba vive uma ditadura desde 1959, quando Fidel Castro derrubou o governo de Fulgencio Batista e assumiu o poder.
Atualmente, a ilha é controlada pelo ditador Miguel Díaz-Canel Bermúdez.
Apesar da pressão americana, o regime cubano mantém mais de 1.200 presos políticos…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)