Crusoé: Por que o Fome Zero Universal foi um fracasso
Em seu primeiro discurso na ONU, em 2003, o presidente Lula propôs uma espécie de Fome Zero Universal. O assunto deve voltar à tona na fala do presidente na Assembleia-Geral da ONU nesta terça, 19...
Em seu primeiro discurso na ONU, em 2003, o presidente Lula propôs uma espécie de Fome Zero Universal. O assunto deve voltar à tona na fala do presidente na Assembleia-Geral da ONU nesta terça, 19.
Um dos poucos que se interessaram no assunto foi o presidente francês Jacques Chirac. Em 2004, Lula propôs a ele uma taxação das vendas de armas para combater a fome em países pobres. Mas a França era, e ainda é, um dos principais vendedores de armas do planeta. Mesmo assim, o brasileiro disse que o francês teria se mostrado “amplamente favorável” à sua proposta. Chirac apelidou o tal Fundo Mundial de Combate à fome de “Fundo Lula“. Mas, diante da inviabilidade da ideia, o francês ajudou Lula a transformar o Fome Zero Universal em um programa de combate à Aids em países pobres. E ficou por isso mesmo.
Leia mais: Assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)