Crusoé: PCC, a máfia na política
Crime organizado parasita o Estado brasileiro
A reportagem de capa da nova edição de Crusoé, assinada por Duda Teixeira e Gui Mendes, mostra como o Primeiro Comando da Capital, PCC, exerce controle territorial e subjuga as pessoas por meio de uma “lei do silêncio”, a ponto de ser considerado uma máfia. Com base nisso, a facção faz o que descreve o código penal italiano: aproveita-se para “cometer crimes, adquirir a administração ou controle de maneira direta ou indireta de atividades econômicas, concessões, autorizações, licitações e serviços públicos, ou obter lucros ou vantagens injustas para si ou para terceiros ou para impedir ou dificultar o livre exercício do voto ou obter votos para si ou para outros por ocasião das eleições”.
Nas últimas semanas, duas operações do Ministério Público de São Paulo demonstraram esta nova realidade: o PCC já se consolidou como um parasita do Estado brasileiro, financiando candidatos e se beneficiando com contratos públicos. É um caminho perigoso, que ao final poderá tornar o Estado totalmente inoperante, com a sociedade à mercê do crime.
Diante da divulgação de um dossiê por parlamentares americanos, com processos que tramitam no STF e no TSE, a matéria assinada por Carlos Graieb dá uma olhada por trás da cortina de Alexandre de Moraes, analisando as decisões sobre redes sociais e liberdade de expressão que o Judiciário brasileiro mantém sob sigilo.
A reportagem “Pavio aceso”, assinada por Duda Teixeira, mostra como o Irã, como medo da resposta militar de Israel, ameaça rever sua “doutrina nuclear” e indicando que poderia fazer bombas atômicas com o urânio que tem enriquecido.
Crusoé Entrevistas
Em entrevista para Crusoé, o promotor do Ministério Público de São Paulo Lincoln Gakiya afirma que a transferência das lideranças e as ações contra lavagem de dinheiro afetaram o PCC, enfraquecendo a organização criminosa que ganhou contornos de máfia.
Colunistas
Privilegiando o assinante de O Antagonista+Crusoé, que apoia o jornalismo independente, também reunimos nosso timaço de colunistas. Nesta edição, escrevem Letícia Barros, Ivan Sant’Anna, Josias Teófilo, Orlando Tosetto Júnior, Jerônimo Teixeira e Rodolfo Borges.
Assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)