Crusoé: “O que mais dói em um político é ser ignorado”
Na edição da Crusoé desta sexta-feira (6), o colunista Alexandre Soares Silva (foto) discute o maior temor de qualquer político: ser ignorado...
Na edição da Crusoé desta sexta-feira (6), o colunista Alexandre Soares Silva (foto) discute o maior temor de qualquer político: ser ignorado.
“Aquela frase de Bernardo Soares, heterônimo de Fernando Pessoa, de que o homem superior não sabe nem o nome do presidente do seu país, sempre me pareceu uma verdade, um objetivo espiritual a ser atingido: ‘O supremo estado honroso para um homem superior é não saber quem é o chefe de estado do seu país, ou se vive sob monarquia ou sob república.’
Fernando Pessoa sabia muito bem o nome de cada presidente sob o qual viveu. É um ideal impossível de ser atingido, exceto na infância ou num manicômio. Mas é um ideal muito bonito: a vida sem o governo. O governo caiu por um alçapão, caíram todos, tudo é um imenso jardim agora, e nossas mentes estão livres para decorarmos nomes de pessoas mais importantes, como quadrinistas da Marvel nos anos 70.
Obviamente é impossível esquecer o nome do presidente do seu país, uma vez que você sabe. Mas talvez seja possível não tê-lo muito presente na memória. Pensar nisso com tão pouca frequência que esse conhecimento fique meio vago, como o conhecimento da capital de alguns países. Porque alguns países, quando nos perguntam a capital, respondemos com um ponto de interrogação implícito…”
Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)