Crusoé: “O futebol é um negócio?”
Apenas três times da maior liga nacional de futebol do mundo dão lucro de forma consistente: Manchester United, Arsenal e Tottenham, diz Rodolfo Borges, na Crusoé desta semana...
Apenas três times da maior liga nacional de futebol do mundo dão lucro de forma consistente: Manchester United, Arsenal e Tottenham, diz Rodolfo Borges, na Crusoé desta semana.
“Pela combinação de duas razões, diz Simon Kuper em sua coluna no Financial Times: o tamanho histórico de suas torcidas e o fato de seus times as decepcionarem também de forma consistente, por não conquistarem títulos. É preciso quebrar o clube para ganhar campeonatos, constata o colunista ao refletir sobre a disputa entre o bilionário Jim Ratcliffe e o banqueiro Sheikh Jassim bin Al-Thani para comprar o United, avaliado entre 3 bilhões e 6 bilhões de libras — até R$ 37,44 bilhões.”
“Ao contrário de praticamente qualquer outro negócio, o futebol é imprevisível por definição, muitas vezes inexplicável. Desde que comprou o Manchester City, em 2008, Sheikh Mansour, de Abu Dhabi, viu o time ser campeão inglês sete vezes […], mas a sonhada Champions League ainda não chegou. […] Todo o dinheiro do mundo também não parece o bastante para fazer o Paris Saint-Germain de Nasser Al-Khelaifi, do Catar, ostentar o troféu mais valioso da Europa. Por que os bilionários entram no que parece uma furada?”
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)