Crusoé: MG anuncia cancelamento de acordo de leniência com Andrade Gutierrez
Acordo com construtora foi firmado há três anos, por corrupção na construção da sede do governo. Empresa não estaria cumprindo termos da negociação
O governo de Minas gerais anunciou nesta quarta–feira, 10, que suspendeu o acordo de leniência com a construtora Andrade Gutiérrez. Firmado em 2021 pelo governo de Romeu Zema (Novo), o texto previa um pagamento de 128,9 milhões de reais pela empresa, uma das principais envolvidas no esquema de corrupção descoberto pela Operação Lava Jato.
Agora, o vice-governador Mateus Simões (Novo) afirmou que a empreiteira deveria ter quitado um pagamento de 128,9 milhões de reais em pagamentos trimestrais a partir de março de 2023 — mas apenas a primeira parcela foi paga. Ela foi a responsável pela construção da Cidade Administrativa (foto), conjunto de prédios onde funciona o Executivo mineiro, o gabinete do governador e suas secretarias.
“Isso [o cancelamento do acordo] se dá em virtude do descumprimento reiterado do acordo por parte da construtora, do não pagamento das parcelas do acordo. Elas estão em atraso há um ano”, resumiu Simões em coletiva de imprensa. “Isso, além de consistir em um descumprimento claro do que tinha sido acordado lá atrás, também denota má fé por parte das empresas na relação com o governo do Estado.”
Desde outubro do ano passado, governo e construtora trabalhavam em uma negociação para melhorar os termos do acordo de leniência entre as partes. As negociações acabaram em junho, sem nenhuma indicação de mudança.
A Andrade Gutierrez foi acusada de corrupção durante o processo de construção da Cidade Administrativa, inaugurada oficialmente em 2010. A obra, inaugurada durante o governo de Aécio Neves (PSDB), seguiu a cartilha desbaratada pela Lava Jato: segundo o Ministério Público e a Polícia Federal, houve conluio entre empresas e agentes públicos, além de fraudes em licitações.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)