Crusoé: Margareth Menezes não irá a evento pró-Rússia no Rio
O Russian Seasons foi criado em 2017 pelo governo Putin para obter apoio no exterior, após a invasão de territórios no leste da Ucrânia, em 2014
A ministra da Cultura, Margareth Menezes (foto), não participará do evento Russian Seasons, programado para o dia 17 de junho, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
“A ministra agradece o convite feito pelo governo russo e seguirá cumprindo sua agenda de compromissos“, afirmou o Ministério em mensagem enviada para Crusoé.
O Russian Seasons foi criado em 2017 pelo governo de Vladimir Putin para obter apoio no exterior, após a invasão de territórios no leste da Ucrânia, em 2014.
Foi a partir dessa primeira invasão que os Estados Unidos e países europeus começaram a elaborar sanções contra o governo russo. Após a guerra em grande escala, em fevereiro de 2022, as sanções se tornaram ainda mais intensas.
A expectativa do governo russo era de que o Russian Seasons no Theatro Municipal do Rio contaria com a presença de Margareth Menezes e da ministra da Cultura da Rússia, Olga Lyubimova. “O evento Russian Sessions é um projeto em grande escala para apresentar a cultura russa ao público estrangeiro“, disse Olga na imprensa brasileira ligada ao Kremlin.
Sob a direção de Olga, o Ministério da Cultura tem realizado diversos eventos no front russo da Ucrânia, para animar o moral das tropas invasoras.
Sanções contra Olga Lyubimova
Em julho do ano passado, o Reino Unido anunciou catorze sanções contra autoridades russas, sendo que onze delas eram contra pessoas envolvidas na deportação forçada de crianças ucranianas.
Entre os nomes citados no anúncio britânico estava a ministra de Cultura, Olga Lyubimova.
“Olga Lyubimova, a ministra da Cultura russa, é também alvo por usar de sua posição para apoiar as políticas anti-ucranianas prejudiciais do Estado russo“, diz a nota oficial britânica.
No ano passado, o Russian Seasons ocorreu no Cazaquistão e no Uzbequistão, países satélites da Rússia.
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)