Crusoé: Lula escala Amorim para acompanhar mediação sobre Essequibo
O assessor de Lula para assuntos internacionais, Celso Amorim, acompanha a partir desta quarta-feira, 13, as primeiras reuniões de mediação entre Guiana e Venezuela sobre a região de Essequibo...
O assessor de Lula para assuntos internacionais, Celso Amorim, acompanha a partir desta quarta-feira, 13, as primeiras reuniões de mediação entre Guiana e Venezuela sobre a região de Essequibo. Amorim viaja para Kingstown, nas ilhas de São Vicente e Granadinas, atendendo a um despacho de Lula tornado público no Diário Oficial da União.
Lá, Amorim acompanha as reuniões da Comunidade do Caribe (Caricom) e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac). A expecttiva é que o presidente da Guiana, Irfaan Ali, se encontre com Nicolás Maduro, o chefe de Estado venezuelano, para debater a questão.
Há duas semanas, a ditadura de Maduro armou um referendo para anexar a região de Essequibo, que tem 160 mil km² e é reconhecida como território guianense desde uma decisão arbitral de 1899.
Contrariando pedidos da Corte Internacional de Justiça e de outros organismos internacionais, o venezuelano conseguiu o número que queria, e já ordenou a anexação da área pelo governo de Caracas, que já criou órgãos de governo para atender a área.
LEIA MAIS AQUI; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)