Crusoé: “Liberdades cada vez mais enfraquecidas”
Após uma das eleições mais polarizadas de nossa história, os atos de 8 de janeiro trouxeram o discurso belicoso novamente à boca das pessoas: "essa gente baderneira", "esse povo", como se estivéssemos diante de quadrúpedes ignorantes vindos de outra galáxia, diz André Marsiglia, na Crusoé desta semana...
Após uma das eleições mais polarizadas de nossa história, os atos de 8 de janeiro trouxeram o discurso belicoso novamente à boca das pessoas: “essa gente baderneira”, “esse povo”, como se estivéssemos diante de quadrúpedes ignorantes vindos de outra galáxia, diz André Marsiglia, na Crusoé desta semana.
“Não seremos, na verdade, nós, que nos informamos por jornais e revistas e nos divertimos com Machado de Assis, os que vivemos em outra galáxia? Num Brasil depredado pela estupidez, os que perambulam fanaticamente pelas ruas e são manipulados por discursos fáceis e sedutores de políticos populistas não são a exceção, mas a regra. Talvez sejam eles os verdadeiros brasileiros, os brasileiros raiz – e nós, os brasileiros nutella.”
“Entender os baderneiros como pertencentes a um outro mundo, classificá-los como bárbaros ou terroristas, retomar a política do ‘nós contra eles‘, é nada mais do que uma tática retórica para que os excluamos de nosso convívio sem compaixão.”
” […] Os baderneiros do dia 8 serão tratados como inimigos do povo, inimigos do Estado, isso é fato. A política do ‘nós contra eles’, empreendida por Judiciário e governo, está em pleno vapor: diariamente somos surpreendidos por decisões judiciais que de tão truculentas não estão nem no gibi nem na Constituição. O governo também tem nos abordado cotidianamente com decretos e portarias feitas para esmagar futuras revoltas, mas que também servem convenientemente para controlar a livre manifestação dos críticos.”
LEIA MAIS AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)