Crusoé: Esquerda tem apenas 5,8% dos municípios mais dependentes do Bolsa Família
O PT, de Lula, não venceu em nenhum dos 17 municípios com mais de 40% da população dependente do programa social
Dos 17 municípios com mais de 40% da população dependente do programa Bolsa Família, o PT, de Lula e Gleisi Hoffmann, não elegeu nenhum prefeito nas eleições municipais de 2024, como mostrou um levantamento realizado pelo cientista político Murilo Medeiros, da Universidade de Brasília (UnB). Juntos, os partidos de esquerda irão administrar apenas 5,8% dessas cidades a partir de 2025.
A única legenda de esquerda que conseguiu uma dessas prefeituras é o PSB, com Zeneide Medeiros, em Camaru (PE).
Embora o governo Lula administre a distribuição do benefício, foram os partidos de centro e direita os grandes vitoriosos nas cidades com maior dependência do Bolsa Família.
Municípios com mais beneficiários
Os partidos União Brasil, Avante e MDB lideram as cinco primeiras posições no ranking de municípios com mais dependentes do Bolsa Família.
A cidade de Severiano Melo, no Rio Grande do Norte, abre a lista com 76,72% da população recebendo o benefício. O prefeito eleito, Jacinto Carvalho, é filiado ao União Brasil.
Com 73,44% da população dependente do Bolsa Família, o município de Maetinga, na Bahia, será comandado por Sérgio Barros, do Avante.
A cidade de Japurá, no Amazonas, tem 65,88% da população entre os beneficiários do programa. Ela será administrada pelo Professor Vanilso, do União Brasil.
Lula admite ‘flop’ do PT no primeiro turno
O presidente Lula (PT) admitiu ser necessário “rediscutir” o papel eleitoral do PT em relação ao primeiro turno das eleições municipais.
Embora o partido tenha eleito mais candidatos em 2024 do que em 2020, ele reconheceu que o desempenho ficou aquém do esperado.
“Temos que rediscutir o papel do PT. Hoje, 80% dos prefeitos foram eleitos em cinco estados, todos do Nordeste. Tivemos boa participação no Rio Grande do Sul, e em Minas Gerais ganhamos as cidades que já governávamos (Contagem e Juiz de Fora), mas não fomos bem em São Paulo. Perdemos São Bernardo do Campo, Santo André, e até Araraquara, onde tínhamos certeza da vitória. Estamos no segundo turno em Mauá e Diadema… Em Teresina, todos consideravam certa a eleição do candidato do PT (Fábio Novo)”, disse Lula entrevista à rádio O Povo/CBN.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)