Crusoé: em data limite para vacinas da OMS, Bolsonaro viajou para receber homenagem
"Uma 'homenagem do agronegócio a Jair Bolsonaro' oferecida em Sinop, Mato Grosso, tirou o presidente da República de Brasília no dia 18 de setembro do ano passado, data limite dada pelo consórcio Covax Facility para que o governo confirmasse sua adesão ao instrumento global de vacinas coordenado pela OMS"...
“Uma ‘homenagem do agronegócio a Jair Bolsonaro’ oferecida em Sinop, Mato Grosso, tirou o presidente da República de Brasília no dia 18 de setembro do ano passado, data limite dada pelo consórcio Covax Facility para que o governo confirmasse sua adesão ao instrumento global de vacinas coordenado pela OMS”, informa a Crusoé.
Gravações de reuniões interministeriais obtidas com exclusividade pela revista mostram que, um dia antes, Bolsonaro não tinha se posicionado sobre o assunto e que não havia “previsão de agenda” para “se apropriar do tema” na data limite, quando teria “um dia muito cheio” no Mato Grosso.
“Ele conhece a iniciativa, mas evidentemente que toda a repercussão jurídica, política e financeira do tema aqui exige um tempo de maturação com o presidente. Eu perguntei ao Pedro [Marques, então chefe de gabinete de Bolsonaro] se tinha algum despacho marcado para tratar do tema e não está previsto”, afirmou Humberto Moura, subchefe adjunto executivo de Assuntos Jurídicos da Presidência.
A informação apareceu já na noite do dia 17 de setembro, quando Moura comunicou aos técnicos de outros ministérios que Bolsonaro ainda não conhecia o assunto em profundidade e viajaria na manhã do dia seguinte.
Leia a reportagem completa na Crusoé, assine a revista e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)