Crusoé: Cisão na esquerda
Crise na Venezuela separa os que defendem a democracia daqueles que aplaudem ditaduras
A fraude eleitoral do ditador Nicolás Maduro e a repressão violenta que deixou 21 mortos foram criticadas por políticos e partidos de esquerda brasileira, que chamaram a Venezuela de uma ditadura e criticaram a farsa eleitoral. Eles não tiveram problema em adotar posicionamentos que o presidente Lula reluta em tomar.
As reações acabaram por dividir a esquerda nacional ao meio. De um lado, ficaram aqueles que defendem os direitos humanos e promovem sistemas políticos democráticos, em que eles próprios gostariam de viver. De outro, ficaram aqueles que não se importam em apoiar ditaduras, desde que sejam de esquerda. Esses últimos são os que preferiram ficar em silêncio.
A ministra do Meio Ambiente Marina Silva, líder da Rede Sustentabilidade, foi a pessoa de mais alto escalão no governo a se manifestar. Ela se recusou a chamar a Venezuela de democracia. “Na minha opinião pessoal, eu não falo pelo governo, não se configura como uma democracia. Muito pelo contrário”, disse Marina ao site Metrópoles. “Um regime democrático pressupõe que as eleições são livres, que os sistemas são transparentes, que não haja nenhuma forma de perseguição política ou tentativa de inviabilizar que os diferentes segmentos da sociedade, que legitimamente têm o direito de pleitear, cheguem ao poder.”
Criado em 2013, o Rede Sustentabilidade nasceu sem os conceitos arcaicos da esquerda antiamericana dos tempos da Guerra Fria. Seus integrantes, mesmo aqueles que estão na política há muito tempo, souberam deixar de lado velhos dogmas, após a Queda Muro de Berlim, em 1989, para priorizar novas causas, como a proteção do meio ambiente.
Mesmo alguns petistas entenderam o que estava em jogo na Venezuela. Em uma curta nota oficial, o líder do governo Lula no Congresso Nacional, Randolfe Rodrigues, criticou a farsa eleitoral.
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)