Crusoé: Cassado três vezes, governador agora responde a impeachment
Assembleia Legislativa de Roraima recebeu novas denúncias sobre governador, e uma comissão foi instalada para apurar nova denúncia
A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) acatou, nesta terça-feira, 2, um pedido de impeachment do governador do estado, Antônio Denarium (PP; foto). Esta é mais um obstáculo político para o governador, que já foi cassado três vezes por violação às regras eleitorais.
Os deputados aceitaram uma denúncia feita por três políticos no estado, entre eles o suplente de senador Rudson Leite (PV), Fábio Almeida (PSOL) e Juraci “Escurinho” (PDT), que concorreram contra Denarium em 2022. O texto, assinado conjuntamente, relata irregularidades na administração pública, desvios de recursos, nepotismo, uso de programas sociais para fins eleitorais e abuso de poder econômico.
O acatamento da denúncia possibilitará ao Parlamento, via Comissão Especial, a verificação e procedência das denúncias. Agora, os líderes partidários da Casa terão 72 horas para indicar os seus representantes na comissão que analisará o caso.
“Neste sentido, o ato do presidente da Assembleia no recebimento, é exclusivamente verificar a aptidão e procedibilidade da denúncia, cabendo a Comissão Especial proferir o juízo por meio de parecer”, ressaltou Soldado Sampaio (Republicanos), o presidente da Assembleia.
Este foi um dos sete pedidos de impeachment aberto contra Denarium, governador de viés bolsonarista que foi reeleito em 2022. Ainda há denúncias na Assembleia sobre a crise envolvendo os Yanomami, irregularidades em contratos da Secretaria de Saúde (Sesau) e da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).
Leia mais aqui; assine Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)