Crusoé: Captura de Maduro arranha imagem de Lula
78% das menções ao presidente brasileiro tiveram caráter crítico, segundo levantamento feito pela Datrix
A imagem do presidente Lula (foto) foi negativamente impactada com a captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro e a divulgação de notícias sobre o seu julgamento do venezuelano por narcotráfico em Nova York.
Pesquisa da Datrix divulgada nesta terça, 6, afirma que a prisão de Maduro gerou 613 milhões de publicações e 3,1 bilhões de interações nas redes sociais.
Lula foi o principal foco das discussões aparecendo em 83% das menções, mais até do que Maduro.
“Essa centralidade ocorreu sob enquadramento amplamente negativo: 78% das menções ao presidente brasileiro tiveram caráter crítico“, diz a nota da Datrix.
Associação com chavismo
“A principal narrativa negativa – responsável por 22,6% das publicações – buscou associar Lula ao regime chavista, recorrendo a declarações e vídeos antigos para reforçar a ideia de proximidade política com Maduro. Outras narrativas exploraram especulações sobre delações e consequências jurídicas da prisão do líder venezuelano (8,1%), além de acusações envolvendo narcotráfico e crime organizado (10%)”, diz a Datrix.
A Datrix também investigou quais foram os políticos que publicaram as mensagens mais poderosas sobre o presidente brasileiro.
O deputado Nikolas Ferreira, o senador Sergio Moro, o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas e o pré-candidato Flávio Bolsonaro foram os que mais se destacaram.
“Lula, por sua vez, teve participação direta limitada, com apenas 4% das publicações, e suas tentativas de defesa baseadas nos discursos de soberania nacional e anti-imperialismo apresentaram baixa tração, sem capacidade de neutralizar o volume de críticas“, segue a Datrix.
Lulômetro
O presidente também apresentou desempenho ruim no Lulômetro, o tracking diário feito pela Real Time Big Data para O Antagonista e Crusoé.
Na última medição antes da captura de Maduro, Lula tinha 32% de “ótimo” e “bom” e 35% de “ruim” e “péssimo“. A diferença — negativa — estava em três pontos percentuais.
No Lulômetro de segunda, Lula aparece com 30% de “ótimo” e “bom” e 36% de “ruim” e “péssimo“…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)