Crusoé: artigo discute redução dos homicídios no Brasil
A nova edição da Crusoé, que foi ao ar nesta sexta-feira (8), traz um artigo de Leandro Piquet Carneiro, professor do Instituto de Relações Internacionais e coordenador da Escola de Segurança Multidimensional da USP, sobre a redução dos homicídios no Brasil...
A nova edição da Crusoé, que foi ao ar nesta sexta-feira (8), traz um artigo de Leandro Piquet Carneiro, professor do Instituto de Relações Internacionais e coordenador da Escola de Segurança Multidimensional da USP, sobre a redução dos homicídios no Brasil.
Para Carneiro, o aumento do número de armas em circulação e a “governança do crime” não explicam a queda no total de assassinatos, e sim o trabalho feito pela Justiça criminal, assim como a mudança nas características demográficas da população brasileira.
“As ações mais importantes de segurança pública, devido ao desenho constitucional do país, estão na órbita de responsabilidade dos governos estaduais. Os sistemas estaduais de justiça criminal — a soma de polícia, Ministério Público, Justiça e sistema penitenciário — estão atuando melhor porque estão aprendendo com o que dá certo no país. (…)
Vale a pena pensar igualmente na importância de variáveis sociodemográficas. A composição etária da população é muito importante, pois jovens comentem muito mais crimes do que os adultos com mais de 30 anos. O Brasil está passando por uma transição marcante no século XXI. O percentual de pessoas abaixo de 30 anos de idade em 2012 era de 47,7%, passando para 42,3% em 2019. Isso atrapalha na previdência social, mas ajuda muito a segurança pública.”
LEIA AQUI a íntegra do artigo; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)