Crusoé: “A praça digital não é nossa”
Em entrevista à Crusoé, o jornalista Eugênio Bucci (foto), autor do livro A superindústria do imaginário, criticou proprietários de redes sociais. Segundo ele, pessoas como o dono do Twitter, Elon Musk...
Em entrevista à Crusoé, o jornalista Eugênio Bucci (foto), autor do livro A superindústria do imaginário, criticou proprietários de redes sociais. Segundo ele, pessoas como o dono do Twitter, Elon Musk, definem ao bel-prazer as regras do debate público.
“O Twitter e outras redes sociais são frequentemente associados a uma praça pública, um lugar onde as pessoas discutem livremente. […] Contudo, essa ideia não se aplica totalmente. Isso porque as praças públicas do Twitter ou do Facebook têm um dono particular. Além disso, as regras impostas por esses entes privados disciplinam a dimensão pública desse mesmo espaço […]”, afirmou Eugênio Bucci.
O jornalista também disse que as redes sociais apropriam-se de conteúdos produzidos voluntariamente por bilhões de indivíduos e, em seguida, usam os dados inseridos por eles para impulsionar o próprio negócio e lucrar.
“O que eles publicam, seja a foto de um gato ou de um prato de comida, tem valor econômico. Mas seus autores não recebem um tostão por isso. Portanto, essa atividade só pode ser descrita como um trabalho escravo”, afirmou.
LEIA A ENTREVISTA COMPLETA AQUI; assine a Crusoé e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)