Cresce o número de atendimentos por causa do calor em SP
No segundo dia da Operação Altas Temperaturas (OAT), as tendas instaladas pela prefeitura de São Paulo para oferecer abrigo e alívio do sol escaldante já atenderam um total de 797 pessoas em situação de vulnerabilidade...
No segundo dia da Operação Altas Temperaturas (OAT), as tendas instaladas pela prefeitura de São Paulo para oferecer abrigo e alívio do sol escaldante já atenderam um total de 797 pessoas em situação de vulnerabilidade.
Os números divulgados pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social revelam que, no segundo dia da operação, 292 idosos, 31 crianças e 55 adolescentes foram beneficiados com esse serviço. Nesta sexta-feira (22), 340 pessoas já haviam procurado as tendas em busca de ajuda.
Com termômetros marcando até 33,9°C durante o dia, a Operação Altas Temperaturas é realizada sempre que a temperatura atinge os 32ºC ou uma sensação térmica equivalente. Assim como a Operação Baixas Temperaturas (OBT), essa iniciativa é uma parceria entre a prefeitura e o governo estadual, contando também com a participação da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
No total, entre as 10h e as 16h de ontem (21), as equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizaram um total de 10.805 atendimentos, distribuindo cerca de 23.427 itens, entre eles 9.883 garrafas de água, 2.611 frutas e 8.266 bonés. Já no primeiro dia da operação, durante o mesmo período, foram feitos 3.976 atendimentos e distribuídos 6.475 itens, incluindo 3.738 garrafas de água, 2.527 frutas e 210 bonés.
As tendas foram montadas em diversos pontos da cidade, como a Praça da República e a Praça Marechal Deodoro, na Região Central, a Praça Floriano Peixoto, em Santo Amaro, a Praça José Boemer Roschel, em Capela do Socorro, a Avenida Cruzeiro do Sul, em Santana, a Praça Novo Mundo, em Vila Maria, a Praça Presidente Getúlio Vargas, em Guaianases, a Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego, em Itaquera, a Praça Cid José da Silva Campanella, na Mooca, e a Rua do Curtume, esquina com Guaicurus, na Lapa.
Além de fornecer água, frutas e bonés para os que buscam abrigo nas tendas, também é disponibilizado espaço para animais de estimação e há um reforço na compra de ventiladores nas unidades de acolhimento. Além disso, uma ambulância está prontamente disponível para atender casos de exposição excessiva ao calor. O objetivo é evitar casos de insolação, desidratação e outros problemas decorrentes da exposição prolongada ao sol forte e às altas temperaturas.
A Defesa Civil da cidade de São Paulo já havia declarado estado de atenção para altas temperaturas desde o dia 21/09/23 às 18h00, reforçando a necessidade de ações como a Operação Altas Temperaturas para proteger a população nesses momentos de calor intenso.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)