Crachá polêmico: procurador-geral de Justiça de MG publica foto em Paris e agita as redes
Jarbas Soares ostentava um crachá de imprensa da Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte, como se fosse um profissional da área técnica da emissora
O Brasil optou por aceitar e relativizar as amizades pessoais entre altas autoridades do Poder Público e grandes empresários do país. O Gilmarpalooza – evento do ministro do STF, Gilmar Mendes, que ocorre em Lisboa, Portugal – talvez seja o exemplo mais escancarado da “promiscuidade” (sob a ótica dos “mortais”) que impera nas relações entre poderosos atores públicos e privados. Para outros, contudo (geralmente os próprios), não há conflito algum – ético ou legal – em jantares, viagens, shows e eventos desfrutados em companhia uns dos outros, ou seja, autoridades públicas e personalidades privadas.
Um tuíte – ou o nome similar depois de Elon Musk rebatizar a empresa de X – visualizado mais de 500 mil vezes até a tarde de domingo, 4 de agosto, sacudiu o já agitado dia na capital mineira, Belo Horizonte, às voltas com uma troca de notas nada amistosas entre o partido Novo e o ex-prefeito da cidade, Alexandre Kalil. A crítica do autor do tuíte a respeito da foto acima, divulgada no Instagram pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Jr., em frente a uma piscina no parque aquático dos Jogos Olímpicos de Paris, ganhou ainda mais repercussão depois que sites locais passaram a comentar o assunto.
O procurador-geral ostentava no peito um crachá de imprensa emitido em nome da Rádio Itatiaia, de Belo Horizonte. Registrado junto à organização do evento como se fosse um profissional da área técnica – segundo a emissora, foram os organizadores que atribuíram o status ao convidado -, Jarbas declarou que recebeu o convite para conhecer o centro de imprensa e visitar a área reservada aos jornalistas, já que se encontrava no local. O principal executivo da rádio é João Vítor Xavier, deputado estadual pelo partido Cidadania e amigo pessoal de Soares há muitos anos, além de um renomado cronista esportivo.
Nada de novo no front
É comum em eventos internacionais de grande porte esse tipo de situação, seja o convite às autoridades e aos amigos, ou o “jeitinho” para cadastrá-los. Portanto, não é uma exclusividade do Brasil. A diferença, contudo, é a repercussão e o encaminhamento do caso após a publicidade dos fatos. Por aqui, sabemos que não é considerado nada de mais e apenas causa um certo constrangimento aos envolvidos. Já em alguns países com cultura política mais evoluída, tal fato seria severamente censurado pela opinião pública, sempre atenta e vigilante, ou poderia até mesmo ser analisado pela Justiça.
Jarbas Soares goza de muito prestígio no estado. Sua gestão no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que se encerra em dezembro, após dois anos, é marcada por “vitrines” como o Compor, um centro de autocomposição de conflitos que trouxe celeridade e economia processual, e por forte atuação nas questões ambientais de adensamento imobiliário e de mobilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Ao mesmo tempo, enfrenta duras críticas de grupos opositores dentro do próprio MP mineiro.
O procurador-geral já viveu uma situação similar à ocorrida em Paris. Em maio de 2023, a revista Piauí publicou uma reportagem mostrando que ele e sua esposa pegaram carona em um avião particular de um importante empresário mineiro, Lucas Kallas, no retorno das férias caribenhas do casal. O caso foi parar no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que arquivou o processo no mesmo ano. Com 35 anos de carreira, Jarbas Soares é também presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG).
O que disseram
Procurado pela coluna, o procurador-geral afirmou: “Eu estava de férias com minha família em viagem custeada com recursos próprios, inclusive no que diz respeito aos tickets para alguns eventos das Olimpíadas. Em Paris, recebi convite da Rádio Itatiaia para conhecer os espaços para a cobertura das Olimpíadas, com uso da credencial para tanto. Estive no estúdio localizado no Arco do Triunfo e depois encontrei os jornalistas em um dos jogos, para os quais adquiri tickets com recursos próprios. Ainda em relação à viagem, não houve recebimento de diárias pelo MPMG pois eu estava de férias”.
Também procurado pela coluna, o deputado estadual e vice-presidente da Rádio Itatiaia, João Vítor Xavier, afirmou: “A Rádio convidou o Dr. Jarbas para conhecer a estrutura montada pela Itatiaia, uma das mais completas e modernas aqui em Paris. Ele é uma das mais respeitadas autoridades do estado, além de um amigo de décadas. Convidaríamos o governador Zema, o presidente Lula, sempre de forma republicana e institucional. A Itatiaia tem mais de 70 anos de história, é uma instituição mineira, motivo de orgulho, e em todas as nossas coberturas internacionais nos honram muito visitas assim”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)