CPI das pesquisas já tem assinaturas suficientes para ser criada
Senadores que pedem a criação de uma CPI das pesquisas eleitorais conseguiram, nesta quarta-feira (5), recolher o número mínimo de 27 assinaturas para abri-la...
Senadores que pedem a criação de uma CPI das pesquisas eleitorais conseguiram, nesta quarta-feira (5), recolher o número mínimo de 27 assinaturas para abri-la.
Segundo o senador Marcos do Val (Podemos; foto), autor do requerimento de abertura da CPI, o objetivo é “aferir as causas das expressivas discrepâncias” entre os resultados do primeiro turno, no domingo (2), e as projeções de institutos como o Datafolha e o Ipec..
Principais institutos de pesquisa do país, o Ipec e o Datafolha erraram por 10 pontos percentuais a diferença entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), além de falharem nas previsões de algumas eleições estaduais, como em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
A lista de assinaturas conta com senadores que disputaram ou ainda disputam, no segundo turno, as eleições deste ano: a presidenciável Soraya Thronicke (União Brasil), Romário (PL), reeleito no Rio de Janeiro, e Marcos Rogério (PL), que concorre ao governo de Rondônia.
Até a publicação desta nota, 29 senadores assinaram o requerimento. Para que a comissão seja instalada, o documento tem de ser lido em plenário pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Clique aqui para conferir a lista completa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)