CPI da Covid: o que esperar do depoimento da médica Luana Araújo
A médica infectologista Luana Araújo presta depoimento hoje a partir das 9h30 na CPI da Covid. Ela chegou a ser indicada para comandar a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à pandemia, mas seu nome foi rechaçado pelo Palácio do Planalto...
A médica infectologista Luana Araújo presta depoimento hoje, a partir das 9h30, na CPI da Covid. Ela chegou a ser indicada para comandar a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à pandemia, mas seu nome foi rechaçado pelo Palácio do Planalto.
Durante a sessão de hoje, os integrantes da comissão vão buscar mais informações sobre o convite feito pelo ministro Marcelo Queiroga e de que forma ela foi comunicada da decisão do Planalto.
O principal objetivo deste depoimento é ratificar a tese de que Jair Bolsonaro não dava plena autonomia para as principais decisões do Ministério da Saúde. Na semana passada, em audiência na Câmara dos Deputados, Queiroga disse que a nomeação de Luana Araújo dependia de aval político do governo.
“A doutora Luana Araújo é uma pessoa qualificada que tem condições técnicas para exercer qualquer função pública e nós encaminhamos. Ela não foi nomeada. Nós vivemos um regime presidencialista. Eu fui indicado por quem? Por quem é de direito, presidente da República. E é necessário que exista validação técnica e que exista também validação política”, disse Queiroga.
Leia as principais perguntas que serão feitas pela CPI da Covid, segundo apurou O Antagonista:
– Como ocorreu o convite para comandar a Secretaria de Enfrentamento à pandemia?
– De quem foi o convite? Foi de Marcelo Queiroga ou de outro integrante do governo?
– Houve reuniões com o presidente Jair Bolsonaro antes da indicação?
– Houve alguma recomendação para evitar atritos com integrantes do governo?
– Houve algum pedido para liberar o uso da cloroquina na Secretaria Extraordinária?
– Quantas reuniões foram feitas com Marcelo Queiroga após a indicação do ministro?
– Quais foram os trabalhos desenvolvidos por Luana Araújo antes da indicação para a Secretaria Extraordinária?
– Algum integrante do “Ministério paralelo da Saúde” entrou em contato para recomendar alguma política pública de enfrentamento à pandemia?
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)