CPI da Braskem faz primeira reunião nesta quarta
A expectativa é de que os integrantes da comissão definam o relator e o nome mais cotado é do senador Renan Calheiros
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) da Braskem do Senado realiza nesta quarta-feira, 21, sua primeira reunião. A expectativa é de que os integrantes da comissão definam o relator e o nome mais cotado para assumir o cargo é o do senador Renan Calheiros (MDB-AL).
O emedebista, no entanto, enfrenta resistências por parte de outros senadores do Alagoas, que acusam Calheiros de tentar conduzir a CPI por interesses pessoais. A comissão foi instalada para investigar os danos ambientais causados em Maceió pela empresa petroquímica Braskem.
Integrante da CPI, o senador e adversário de Calheiros em Alagoas, Rodrigo Cunha (Podemos) já criticou o emedebista publicamente. “A CPI pode e deve ir para frente sem a figura que vicia e contamina todo o processo investigatório”, disse.
A avaliação é de que Calheiros possa usar a CPI politicamente para desgastar o seu principal adversário no estado, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). A CPI da Braskem vai investigar, por exemplo, a aquisição do Hospital do Coração pelo prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), mais conhecido como JHC e aliado de Lira, no valor de 266 milhões de reais.
O afundamento de Maceió
Em novembro do ano passado, a prefeitura de Maceió decretou estado de emergência na cidade por 180 dias. À época, a causa era o risco iminente de colapso de uma mina da Braskem, localizada na região da lagoa Mundaú, no bairro do Mutange.
As minas localizadas na região são cavernas abertas pela extração de sal-gema durante décadas de mineração, mas que estavam sendo fechadas desde que o SGB (Serviço Geológico do Brasil) confirmou que a atividade realizada pela Braskem provocou o fenômeno geológico na região.
Leia também: As disputas políticas em torno da crise em Maceió
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)