Covid: Saúde libera dose de reforço da vacina para crianças a partir de 5 anos
O Ministério da Saúde passou a recomendar a aplicação a dose de reforço da vacina contra a Covid para crianças de cinco a onze anos. Antes disso, a terceira dose estava liberada somente para adolescentes a partir dos 12 anos e adultos...
O Ministério da Saúde passou a recomendar a aplicação a dose de reforço da vacina contra a Covid para crianças de cinco a onze anos. Antes disso, a terceira dose estava liberada somente para adolescentes a partir de 12 anos e adultos.
A nota técnica foi enviada para estados e municípios foi assinada pela coordenação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no dia 30 de dezembro de 2022, na reta final do governo Bolsonaro.
O documento diz que estados e municípios devem usar a vacina pediátrica da Pfizer. A recomendação vale tanto para aqueles que completaram o esquema primário com duas dozes da da Pfizer quanto para os que concluíram o ciclo inicial da CoronaVac. Além disso, a terceira dose deve ser administrada quatro meses após a segunda. A Anvisa deu aval para aplicação do imunizante no mês passado.
“Após a observação de eficácia e segurança de países que recomendaram a dose de reforço das vacinas contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos e diante do cenário epidemiológico ainda incerto em relação aos casos de Covid-19, bem como evidências demonstrando redução da resposta protetora do esquema de 2 doses para a variante ômicron nesta população, há de se considerar a recomendação da dose reforço para este grupo no país”, diz um trecho da nota.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)