Covid: gestão Bolsonaro deixou vencer 39 milhões de vacinas, diz Saúde
O Ministério da Saúde do governo Lula (PT) afirmou nesta terça-feira que a gestão anterior, de Jair Bolsonaro, deixou vencer 38,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid (foto), avaliadas em R$ 2 bilhões...
O Ministério da Saúde do governo Lula (PT) afirmou nesta terça-feira que a gestão anterior, de Jair Bolsonaro, deixou vencer 38,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid (foto), avaliadas em R$ 2 bilhões, registra a Folha.
Segundo a pasta, cerca de 2 milhões de doses perderam a validade ainda em 2021, outros 9,9 milhões expiraram em 2022 e, a partir de janeiro deste ano, venceram mais 27,1 milhões de vacinas.
De acordo com o ministério, desse total de doses vencidas, 2 milhões já foram descartados e 31 milhões estão encaminhados para incineração.
“A gente pegou um governo com estoque de vacinas vencidas e para vencer, enquanto aquelas que precisávamos não tinham estoque. Não havia nem contrato [encomendando as doses] no caso das vacinas pediátricas e bivalentes”, disse à Folha Ethel Maciel, a nova secretária de Vigilância em Saúde.
Maciel também acusou a gestão Bolsonaro de não compartilhar dados sobre os estoques com a equipe de Lula durante a transição de governo.
Ouvido pelo jornal paulistano, o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga alegou que seus secretários eram os responsáveis pelo controle dos estoques.
“As vacinas foram adquiridas em função da população brasileira; como sabemos, a adesão às vacinas diminuiu depois do controle sanitário da doença em todo o mundo. Pelo que fui informado, a maior parte das vacinas vencidas são da Fiocruz”, disse o ex-ministro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)