Cortejado por Bolsonaro e ciente do voto ‘Lula-Zema’, governador do Novo se mantém neutro
Até aqui, Romeu Zema (foto), governador de Minas Gerais, tem se esforçado para se manter neutro na corrida presidencial deste ano. (O Novo, partido de Zema, tem pré-candidato ao Planalto, o cientista político Luiz Felipe d'Ávila -- em tese, apoiado pelo governador mineiro.)...
Até aqui, Romeu Zema (foto), governador de Minas Gerais, tem se esforçado para se manter neutro na corrida presidencial deste ano.
(O Novo, partido de Zema, tem pré-candidato ao Planalto, o cientista político Luiz Felipe d’Ávila — em tese, apoiado pelo governador mineiro.)
O Antagonista apurou que o governador não se negará a receber presidenciável algum e — “com aquele estilo dele”, como comentou um interlocutor — apostará na aprovação elevada ao seu governo para buscar a reeleição sem atrelar a imagem a ninguém nacionalmente. A avaliação é a de que “seria um erro estratégico” e Zema “não ganharia nada” fechando aliança com quem quer que seja neste momento.
O Palácio do Planalto tem pressionado Zema, porque precisa desesperadamente de palanque em Minas, o segundo maior colégio eleitoral do país (atrás de São Paulo). Zema votou em Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2018, mas, nos bastidores, descarta qualquer possibilidade de apoio explícito à reeleição do presidente. Em julho do ano passado, o Novo anunciou seu posicionamento institucional de oposição ao governo Bolsonaro.
A constatação, por parte de aliados do governador, de que está em gestação no estado um voto “Lula-Zema” também pesa na decisão de não ceder palanque para Bolsonaro. Como mostramos na semana passada, Alexandre Kalil (PSD), o prefeito de Belo Horizonte que tentará chegar ao governo estadual, caminha para fazer uma aliança com o petista.
O mais provável, portanto, é que Zema mantenha interlocução com todos os candidatos, oficialmente apoie o nome do seu partido no primeiro turno (até quando durar a candidatura) e, em eventual segundo turno, faça cara de paisagem.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)