Coronavírus – Governo vai reconhecer situação de emergência para repatriar brasileiros
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o governo vai reconhecer hoje situação de emergência de saúde pública para o Brasil resgatar brasileiros que estão em Wuhan, na China, epicentro do novo coronavírus...
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, afirmou que o governo vai reconhecer hoje situação de emergência de saúde pública para o Brasil resgatar brasileiros que estão em Wuhan, na China, epicentro do novo coronavírus.
A situação de emergência é o nível de alerta mais alto. Pelo protocolo, o Brasil estava no nível 2, de perigo iminente, e só decretaria o alerta máximo se alguma pessoa em território brasileiro fosse diagnosticada com o novo coronavírus.
Apesar de não haver casos confirmados no Brasil, o reconhecimento se dará, segundo Mandetta, “para fins administrativos”, já que o reconhecimento permite ao governo contratações emergenciais mais rápidas, dispensando processos licitatórios.
“Para se fazer essa busca das pessoas, montar local [para quarentena], os equipamentos. Embora a gente não tenha nenhum caso comprovado dentro do Brasil, nós vamos reconhecer essa emergência sanitária para ter os mecanismos. Se não for assim, você vai ter de fazer licitação, seguir o status normal em um caso atípico.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)