Confira os conteúdos com maior sucesso de monetização na internet
De acordo com pesquisa, 41% dos que se dedicam a disciplinas educacionais conseguem gerar receita, independentemente do tamanho do seu público.
Uma pesquisa realizada pela plataforma de conteúdo digital Stages aponta a profissão de criador de conteúdos como uma das mais promissoras na internet para muitos jovens no Brasil e em outros países, estando as áreas de fitness e empreendedorismo entre as com maior sucesso de monetização.
É principalmente nessas duas áreas de atuação onde os criadores tem conseguido monetizar efetivamente seu trabalho nas redes sociais.
Principais áreas de monetização na internet
De acordo com a pesquisa, que entrevistou 2.249 criadores brasileiros com público que varia de mil a 2 milhões de seguidores, 41% dos que se dedicam a disciplinas educacionais conseguem gerar receita, independentemente do tamanho do seu público.
Em empreendedorismo, 37% obtiveram lucro e 36% dos chamados ‘creator’ focados em fitness monetizaram suas produções.
Esportes e culinária também se destacaram, com 31% dos criadores dessas áreas gerando renda.
O que é a “economia do criador”?
Conhecida também com o termo em inglês “creator economy”, a categoria se refere a profissionais que ganham dinheiro na internet, seja por meio de publicidade, renda de próprias plataformas ou venda de produtos e serviços, como cursos e webinars.
Segundo Tiago Maranhão, Heady Country da Stages no Brasil, a produção de conteúdo nas redes era antigamente chamada de “economia dos bicos” (gig economy), pois não era vista como uma profissão séria.
“Hoje já é a principal profissão “aspiracional” dos jovens, no Brasil, Estados Unidos e vários outros países”, afirma.
Como monetizar o conteúdo digital?
Especialistas dão algumas dicas para quem deseja monetizar sua presença nas redes sociais.
Paula Sauer, professora de economia da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), destaca a importância de conquistar o público e gerar uma audiência, ser autêntico e apaixonado, criando conexões genuínas e sustentáveis.
“É importante trazer conteúdo de qualidade e com consistência para que na visão do público, você ou sua marca se tornem uma referência antes de pensar em consumir”, diz Paula.
Ela também enfatiza a necessidade de interação direta e constante com a audiência para gerar engajamento e confiança.
Conforme apontado na pesquisa pela Stages, a perspectiva para a economia do criador é de crescimento contínuo com mais indivíduos procurando meios de lucrar com conteúdo na internet, oferecendo dessa forma, boas oportunidades de monetização.
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