Concursos Públicos 2024: Ministra antecipa oferta de novas vagas e quebra de recordes
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos antecipa expectativa para a oferta de novos postos.
Novas vagas em concursos públicos estão previstas para 2024, anunciou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em uma coletiva de imprensa realizada ontem. Tal informação foi divulgada durante o balanço do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Dweck, no entanto, não entrou em detalhes sobre quais cargos serão contemplados, nem o número de vagas que serão disponibilizadas.
CPNU registrou a maior movimentação da história
Ainda de acordo com os dados apresentados pela ministra, mais de 2,1 milhões de pessoas participarão do CPNU. Tal número fez com que este se tornasse o maior processo seletivo destinado ao preenchimento de vagas na administração pública da história. O número finais de candidatos foi divulgado após a confirmação de todos os pagamentos de inscrição.
Na ocasião, também foram quebrados tabus: dentre os 2,1 milhões de inscritos, 1,2 milhão são mulheres, contra cerca de 900 mil homens. Cristina Kiomi Mori, secretária-executiva do MGI, comemorou a informação: “Foi uma surpresa positiva. As mulheres têm se escolarizado mais do que os homens, isso ajuda a trazer para o serviço público do Distrito Federal uma maior isonomia”, afirmou.
Prova a ser realizada em maio conta com o maior número de inscrições para a área de nível intermediário
O concurso mais popular foi o 8º bloco, destinado a vagas de nível intermediário, com 701 mil inscritos. Já o cargo mais desejado foi o de Técnico em Indigenismo, ofertado pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas, com 323.350 candidatos. Em segundo lugar, aparece o Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas na Região Nordeste, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com 316.543 inscritos.
Dweck ainda aproveitou a oportunidade para dar alguns conselhos aos candidatos: “A partir de 25 de abril, as pessoas devem estar atentas para confirmarem dentro da página de inscrição o local de prova”, recomendou.
As provas estão previstas para serem aplicadas em 5 de maio deste ano, ou seja, falta pouco para os concurseiros realizarem mais essa etapa rumo à conquista da vaga no funcionalismo público.
O Concurso Unificado é uma iniciativa inovadora no Brasil
O Concurso Unificado é uma iniciativa inovadora no Brasil. Ele consiste na realização conjunta de concursos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica, e fundacional. Ao todo, o concurso oferta 6.640 vagas distribuídas entre 21 órgãos públicos participantes.
Aguardemos as novas oportunidades e boa sorte aos candidatos!
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)