Concurso Polícia Penal GO: Edital com 1.600 vagas previsto para esse mês
Prepare-se para o Concurso Polícia Penal GO: Dicas e Estratégias
O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) será o organizador do aguardado concurso Polícia Penal Goiás (GO). Programado para oferecer 1.600 vagas, esta oportunidade exige um preparo direcionado e uma compreensão clara das característica da banca IBFC. O professor de Direito Penal, Leone Maltz, divide algumas informações cruciais para quem deseja conquistar uma das vagas.
De especial importância no arsenal da banca é a literalidade do texto legal. Isso se traduz em uma abordagem rígida e direta ao texto da lei, especialmente nas disciplinas de Direito, como Penal e Processual Penal. Para se sair bem, a dica do professor Maltz é intensificar a leitura dos textos legais e resolver questões de provas anteriores organizadas pelo IBFC.
Como a Banca IBFC Estrutura Suas Provas?
Questões de Direto Penal
Primeiramente, em Direito Penal, a banca define o tipo de crime e segue com a descrição do tipo legal. Os candidatos são desafiados a identificar a alternativa que melhor corresponde ao texto legal apresentado.
Questões de Processo Penal
Em Processo Penal, a ênfase fica nos prazos de inquérito e nos tipos de prisões. Aqui, a leitura atenta e contínua da lei torna-se um método de estudo crucial.
Quando Esperar o Edital do Concurso Polícia Penal GO?
Com a contratação confirmada da IBFC, prevê-se que o edital seja publicado entre junho e julho. Segundo Josimar Pires, diretor-geral do órgão, essa etapa é vital para iniciar a preparação. Destaca-se que este concurso será o primeiro após mudanças significativas na carreira em 2019, onde a Polícia Penal foi inclusa nas forças de segurança pública através do artigo 144 da Constituição Federal.
A divisão das vagas também foi revelada, sendo 1.280 vagas destinadas para candidatos masculinos e 320 para femininas. Essa distribuição busca equilibrar e promover a igualdade dentro dos quadros da Polícia Penal.
O Que Estudar Para o Concurso da Polícia Penal GO?
Embora o IBFC diferencie das bacas anteriores, é provável que o conteúdo cobrado no próximo edital seja semelhante ao do último concurso, realizado em 2019 e organizado pela Iades. Os campos de conhecimento exigidos spansavam desde Conhecimentos Gerais até Conhecimentos Específicos, incluindo:
-
- Língua Portuguesa
-
- Realidade de Goiás
-
- Raciocínio Lógico
-
- Ética no Serviço Público
-
- Direito Constitucional
-
- Direito Administrativo
-
- Direito Penal
-
- Direito Processual Penal
-
- Lei de Execução Penal
-
- Direitos Humanos
Pensando adiante, para os candidatos, será vital estudar por provas anteriores e manter-se atualizados com as diretrizes dos editais. É esperada uma competição forte, então cada detalhe na preparação pode fazer a diferença na conquista de uma vaga na Polícia Penal de Goiás.
Além disso, o acesso a ferramentas e guias especializados pode proporcionar uma vantagem estratégica na preparação. Portanto, não percam a oportunidade de se preparar adequadamente para um dos concursos mais esperados do ano.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)