Comissão do Voto Impresso aprova requerimento para ouvir Protógenes
Em sessão que durou poucos minutos, a Comissão do Voto Impresso na Câmara aprovou 15 requerimentos nesta segunda (24), entre eles o de audiência pública com o ex-delegado e ex-deputado federal Protógenes Queiroz...
Em sessão que durou poucos minutos, a Comissão do Voto Impresso na Câmara aprovou 15 requerimentos nesta segunda (24), entre eles o de audiência pública com o ex-delegado e ex-deputado federal Protógenes Queiroz.
Quando estava na Polícia Federal, Protógenes ficou nacionalmente famoso por conduzir a Operação Satiagraha, em 2008.
Foi eleito deputado federal em 2010, na chapa de Tiririca. Em 2014, tentou a reeleição e perdeu.
O pedido para ouvir Protógenes é de autoria de Otoni de Paula (PSC-RJ), que fez o requerimento “considerando que o mesmo tem conhecimento de causa sobre as vulnerabilidades das urnas eletrônicas”.
A comissão também aprovou dois requerimentos que incluem convites para o ex-senador Roberto Requião (MDB-PR), autor do projeto que deu origem à lei do voto impresso em 2002.
O voto impresso foi aplicado para cerca de 7 milhões de eleitores na eleição de 2002. No ano seguinte, a Lei nº 10.740 na prática aboliu o voto impresso.
A minirreforma eleitoral de 2015 voltou a obrigar o voto impresso. Dilma vetou esse trecho, mas o Congresso derrubou o veto. No entanto, o STF derrubou a norma em junho de 2018, às vésperas da eleição.
Leia também:
Especialista do TRE-RS prevê ‘cenário caótico’ em caso de recontagem com voto impresso
Deputado diz acreditar que voto impresso vai evitar discurso sobre fraudes
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)