Comissão do Senado pede afastamento de presidente da Funai por mortes de Bruno e Dom
A Comissão Externa do Senado que acompanha as investigações sobre a morte do indigenista Bruno Pereira e do repórter britânico Dom Phillips pediu, nesta quarta-feira (6), o afastamento do presidente da Funai, Marcelo Xavier (foto) do cargo...
A Comissão Externa do Senado que acompanha as investigações sobre a morte do indigenista Bruno Pereira e do repórter britânico Dom Phillips pediu, nesta quarta-feira (6), o afastamento do presidente da Funai, Marcelo Xavier (foto) do cargo. Uma proposta de igual teor deve ser deliberada na Câmara nesta quarta-feira.
O requerimento foi apresentado pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES). “A atual política do órgão tem transformado indígenas e ativistas em verdadeiros alvos de criminosos que realizam operações ilegais em Terras Indígenas”, justificou o parlamentar em seu pedido, que agora será encaminhado ao ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.
Ainda durante a reunião no Senado, os parlamentares aprovaram requerimentos para que o Ministério da Justiça apresente as condições de trabalho no órgão, assim como os critérios utilizados na contratação de nomes para a Fundação Nacional do Índios. Também foi oficiado o Itamaraty, para que inclua os governos do Peru e da Colômbia nas investigações.
À tarde, a comissão da Câmara que acompanha o crime também terá reunião. Novamente outro requerimento de deputados da oposição deverá pedir ao Poder Executivo o afastamento de Marcelo Xavier do cargo.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)