Comissão do Senado aprova relatório que pede afastamento de presidente da Funai
A comissão externa do Senado que acompanhou as investigações sobre o assassinato do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips aprovou hoje relatório que reforça o pedido de afastamento...
A comissão externa do Senado que acompanhou as investigações sobre o assassinato do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips aprovou hoje relatório que reforça o pedido de afastamento do presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Xavier da Silva.
Como mostramos, a solicitação já havia sido feita pela comissão no início de julho, sob a justificativa de que há “cabal desrespeito aos direitos dos povos indígenas” por parte da Funai. O parecer aprovado nesta terça (16) foi elaborado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e diz que, durante os trabalhos dos parlamentares, foram registradas diversas reclamações sobre a atual gestão da Funai, que teria passado a ser uma “organização anti-indígena” e estaria “patrocinando interesses de invasores em vez de defender os povos originários”.
“O assassinato de Bruno e de Dom chamou a atenção de todo o mundo para a elevada violência contra os povos indígenas e contra agentes públicos e particulares que trabalham pela proteção dos povos originários, de suas terras e do meio-ambiente”, afirmou o relator.
O relatório aprovado nesta terça-feira será encaminhado para a Presidência do Senado, para Comissão de Direitos Humanos, para o Ministério Público e também para Tribunal de Contas da União (TCU).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)