Comissão de ética em pesquisa recomenda manter testes com Coronavac
A Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), responsável por avaliar os aspectos éticos em pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil, recomendou manter os testes com a Coronavac...
A Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), responsável por avaliar os aspectos éticos em pesquisas que envolvem seres humanos no Brasil, recomendou manter os testes com a Coronavac, registra o UOL.
“Ainda falta receber tudo para ter uma documentação completa, mas não é caso de pedir suspensão porque a possibilidade de não ter nada a ver com a vacina é gigantesca”, afirmou Jorge Venâncio, o coordenador da comissão.
A Conep é um órgão ligado ao Conselho Nacional de Saúde, subordinado ao Ministério da Saúde, e sua recomendação vai de encontro à decisão da Anvisa de suspender os testes depois da morte de um voluntário em São Paulo.
Tanto a Conep como a Anvisa foram informadas da morte do voluntário, que hoje se soube ter sido por suicídio.
A agência do governo federal, porém, alegou em entrevista coletiva nesta terça-feira (10) que só pode mudar sua posição sobre a suspensão dos testes após avaliação de um comitê internacional independente.
Para que uma pesquisa científica seja realizada no país, ela precisa do aval da Conep e da Anvisa: a primeira busca proteger quem participa da pesquisa, e a segunda procura salvaguardar quem vai consumir o produto pesquisado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)