Com medo de virar um ‘anexo do PT’, PSB aumenta exigências para formar federação
Com receio de o PSB se tornar um "puxadinho petista", integrantes da sigla pretendem endurecer as regras para homologar a federação de esquerda com o PT. Ontem, deputados do PSB estiveram reunidos com o presidente do partido, Carlos Siqueira...
Com receio de o PSB se tornar um “puxadinho petista”, integrantes da sigla pretendem endurecer as regras para homologar a federação de esquerda com o PT.
Ontem, deputados do PSB estiveram reunidos com o presidente do partido, Carlos Siqueira, e sugeriram algumas propostas para reduzir o poder do PT no consórcio de partidos.
Uma das sugestões é passar de dois terços para quatro quintos o quórum qualificado para aprovação de decisões pela assembleia deliberativa da federação. Pela proposta inicial, a cúpula da federação teria 50 membros. As vagas serão distribuídas proporcionalmente com base na atual bancada das quatro siglas na Câmara: 27 do PT; 15 do PSB; 4 do PV e 4 do PCdoB.
Com essa regra, o PT teria mais dificuldades para impor decisões como, por exemplo, a escolha de candidatos.
Outra proposta feita pelos parlamentares é garantir o direito a veto ao partido que tenha pelo menos 15% da composição da assembleia. Ou seja, o próprio PSB teria condições de vetar as propostas do PT, caso não concorde com elas.
Amanhã, dirigentes do PT, PSB, PCdoB e PV (foto) voltam a discutir as regras para a formação da federação de partidos de esquerda.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)