Com 7 a 2 por condenação, julgamento de Collor no STF será retomado amanhã
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar, nesta quinta-feira (25), o julgamento que condena o ex-presidente Fernando Collor (foto) por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa...
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar, nesta quinta-feira (25), o julgamento que condena o ex-presidente Fernando Collor (foto) por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Até o momento, há sete votos pela condenação pelos crimes descobertos pela Lava Jato e dois pela absolvição. O voto final da ministra Rosa Weber será dado nesta sessão, já sem capacidade de alterar o resultado final já conhecido há uma semana.
Na sessão de hoje, o ministro Dias Toffoli acompanhou a linha vencedora, do relator Edson Fachin, para condenar Collor por corrupção e lavagem de dinheiro — mas divergiu ao não considerá-lo culpado de organização criminosa. No voto seguinte, o decano da Suprema Corte, Gilmar Mendes, votou pela improcedência da ação, por considerar que ela é baseada na delação de um único colaborador.
Após o voto de Rosa Weber, os ministros devem definir a dosimetria, ou seja, o tamanho da pena aplicada a Collor e dois agentes a serviço dele. Fachin sugeriu uma pena de 33 anos ao ex-presidente, o que não deve ser acolhido pelos outros ministros.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)