Clubes da Libra se acertam com Globo e aceitam proposta por diretos de transmissão do Brasileirão
Fundada em 2022, a Libra tem como principal objetivo estabelecer uma liga de futebol inédita no Brasil, com padrões internacionais de organização e gestão.
Os clubes que integram a Liga Independente do Brasil (Libra) chegaram a um consenso para negociar os seus direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro Série A e B com a Rede Globo.
O acordo determina um marco importante para a formação de uma liga nacional, envolvendo as 40 equipes das duas inaugurações.
Fundada em 2022, a Libra tem como principal objetivo estabelecer uma liga de futebol inédita no Brasil, com padrões internacionais de organização e gestão.
Negociações entre Libra e clubes está em estágio avançado
Após uma reunião produtiva, a Libra escolheu prosseguir com a oferta da Rede Globo, importante parceiro histórico do futebol brasileiro, que já está em avançado estágio de negociação.
O acordo é visto como um movimento decisivo que beneficiará como um todo o futebol nacional.
Os clubes que fazem parte da Libra são:
- ABC
- Atlético-MG
- Bahia
- Brusque
- Corinthians
- Flamengo
- Grêmio
- Guarani
- Ituano
- Mirassol
- Novorizontino
- Palmeiras
- Paysandu
- Ponte Preta
- Red Bull Bragantino
- Sampaio Corrêa
- Santos
- São Paulo
- Vitória
A situação da Liga Forte União
Já com relação a Liga Forte União, atualmente formada por 11 times da Série A do Campeonato Brasileiro, o grupo optou por não fazer parte do acordo com a Libra.
Portanto, continuará suas negociações de direitos de transmissão por conta própria.
A Liga Forte União foi criado no dia 28 de junho de 2022, por 25 clubes que disputam a primeira e segunda divisão do Campeonato Brasileiro, que se opuseram às propostas da Libra, sendo um dos principais motivos de discordância com relação à divisão do dinheiro arrecadado com os direitos de receita das transmissões.
No momento de sua criação, a associação constituía com 62.5% de clubes das duas divisões nacionais.
O Brasil é um dos últimos países no mundo em que a liga principal de futebol ainda não é gerenciada pelos clubes.
O ressurgimento das ligas de clubes é visto como uma maneira de dar mais poder e independência financeira aos times, ao invés de se concentrar na confederação.
A formação da Libra e sua negociação bem-sucedida com um grande parceiro de transmissão é um passo positivo nesta direção.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)