Ciro Gomes lidera com folga pesquisa no Ceará
Pivô da crise bolsonarista no Ceará, ex-governador aparece 13 pontos à frente do governador petista Elmano de Freitas
O ex-governador Ciro Gomes (PSDB, à esquerda na foto) lidera levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 16, contra a tentativa de reeleição de Elmano de Freitas (PT).
Os dois apareceram empatados em pesquisa do instituto Realtime Big Data divulgada na semana passada, com 39% dos votos cada um.
Na pesquisa da Paraná divulgada hoje, Ciro marca 46% de intenções de voto, contra 33,2% do petista e 9,6% do senador Eduardo Girão (Novo).
A união do PL com o PSDB de Ciro no Ceará deflagrou uma das últimas crises do bolsonarismo, quando a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro repreendeu aliados publicamente, durante lançamento da pré-candidatura de Girão.
Os filhos de Bolsonaro se manifestaram publicamente contra Michelle, mas o desfecho do caso acabou sendo a suspensão do acordo no Ceará.
Dias depois, Jair Bolsonaro ungiu o filho Flávio como o candidato presidencial da família, o que deu ao senador as rédeas do bolsonarismo.
Ceará
Ciro fica em segundo lugar quando a disputa é projetada contra o ministro Camilo Santana, da Educação, que marca 45% contra 36,8% do tucano reformado — Girão aparece em terceiro de novo, com 8,2% das intenções de voto.
Sem Ciro na disputa, Elmano teria 42,2%, contra 23,1% do ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (União) e 15,5% de Girão.
Girão e Elmano dividem a ponta da taxa de rejeição, com 25,9% e 25,3%, respectivamente. Ciro tem a menor rejeição entre os potenciais concorrentes, de 11,7%.
Apesar de ter a reeleição ameaçada por Ciro, o governo de Elmano é aprovado por 55,9% do eleitorado cearense e desaprovado por 40,9%.
A taxa de ótimo/bom da gestão do petista é de 39,8%, e a de ruim/péssimo é de 30,5%.
Na corrida pelo Senado, o favorito é o deputado federal Eunício Oliveira (MDB-CE), que já foi senador, com 37,3%, seguido por Girão, com 28,8%, e o deputado federal José Guimarães (PT-CR), com 24,3%, líder do governo Lula na Câmara.
Leia mais: PL suspende apoio a Ciro após atrito na família Bolsonaro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Misericórdia... O povo não muda o padrão de voto...