Chuvas intensas alagam São Paulo nesta sexta-feira, 12
O final de semana em São Paulo promete muita chuva. Nesta sexta-feira, 12, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura decretou estado de alerta em toda…
O final de semana em São Paulo promete muita chuva. Nesta sexta-feira, 12, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura decretou estado de alerta em toda a capital paulista. Extensas áreas de instabilidade, oriundas do interior do estado e intensificadas pela atuação de uma frente fria, estão atingindo a cidade.
As chuvas mais intensas foram registradas na Zona Oeste, especificamente na Lapa, e na Zona Norte, na região de Perus. Já nas Zonas Leste, Sul e Sudeste, o CGE registrou chuvas mais fracas. Desde o início da movimentação dessas massas de ar, o Corpo de Bombeiros já recebeu 25 chamados para quedas de árvores na capital e na região metropolitana.
Previsão para o final de semana
A previsão para o sábado (13) é de céu nublado e chuva fraca desde a madrugada. No início da tarde, as áreas de instabilidade devem se intensificar e provocar chuvas moderadas a fortes na região metropolitana e litoral. As temperaturas oscilarão entre 20°C e 26°C e a umidade do ar ficará acima dos 65%.
No domingo (14), um sistema frontal deve atuar com maior intensidade entre o Litoral Norte de São Paulo e o Rio de Janeiro. A formação de uma área de baixa pressão atmosférica reforça as chuvas nessa região, abrangendo também a maior parte do sul de Minas Gerais. Já na capital paulista, espera-se uma redução das chuvas, mas o clima permanecerá instável, com períodos de chuvisco e chuva fraca intermitente. As temperaturas vão variar entre 19°C e 27°C, com percentuais mínimos de umidade ao redor dos 70%.
Recomendações
Diante da previsão de chuvas intensas, a Defesa Civil orienta a população para que tome uma série de cuidados, como evitar ruas alagadas e regiões de encosta com risco de deslizamento, limpar telhados e calhas para evitar entupimentos e, se possível, permanecer em casa durante os períodos de chuva mais intensa. Além disso, o Corpo de Bombeiros pede para que a população entre em contato pelo número 193 em caso de emergências.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)