Chapa de Boulos contra-ataca e pedirá inelegibilidade de Ricardo Nunes
Petistas vão argumentar que Nunes cometeu crime de responsabilidade por descumprir os percentuais mínimos de gastos com educação
O PT, que integra a chapa do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela Prefeitura de São Paulo, vai ingressar com uma ação no Supremo Tribunal Federal e pedirá a inelegibilidade do atual chefe do Poder Municipal paulistano, Ricardo Nunes (MDB).
Nunes é candidato à reeleição e o principal adversário do ex-líder sem teto.
Na petição, os petistas vão argumentar que Nunes cometeu crime de responsabilidade por descumprir os percentuais mínimos de gastos com educação.
Nas contas do PT, Nunes teria aplicado, em 2023, 22,4% da receita líquida do município com educação. O percentual mínimo obrigatório por lei é de 25%. Segundo o PT, foram gastos 14,7 bilhões de reais quando deveriam ser aplicados 16,4 bilhões.
A gestão Nunes negou qualquer tipo de irregularidade neste sentido.
A iniciativa do PT é uma resposta a ações impetradas tanto por Nunes quanto por outros pré-candidatos questionando o pedido explícito de voto de Lula para Boulos durante o ato de 1º de maio.
Naquele dia, o petista ignorou a legislação eleitoral.
Pela lei das eleições, a 9.504, o candidato ou seus aliados podem fazer pré-campanha eleitoral, mas a norma veda de forma clara o pedido explicito de voto em torno do eventual candidato. Segundo analistas eleitorais consultados por O Antagonista, isso pode ser configurado como crime eleitoral, passível, inclusive, de perda de mandato, caso Boulos venha a ser eleito.
Ao elogiar Boulos, Lula disse que o pré-candidato enfrentaria adversários nos três níveis de poder, federal, estadual e municipal. Depois disso, o petista pediu explicitamente votos ao seu aliado.
“Eu queria dizer desse companheiro aqui: esse rapaz [Boulos], esse jovem, ele está disputando uma verdadeira guerra aqui em São Paulo. Ele está disputando com o nosso adversário nacional, ele está disputando contra o nosso adversário estadual, ele está disputando contra o nosso adversário municipal. Ele está enfrentando três adversários. Ninguém vai derrotar esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições”, disse o petista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)