Cenipa divulga relatório preliminar sobre acidente aéreo da Voepass
De acordo com o relatório, uma das hipóteses é que a formação de gelo no casco do avião pode ter contribuído para a queda da aeronave.
O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) divulgou nesta sexta-feira, 6 de setembro de 2024, detalhes preliminares sobre a queda do avião da Voepass em Vinhedo (SP).
O acidente ocorreu em 9 de agosto de 2024 e resultou na morte de todas as 62 pessoas a bordo, incluindo 58 passageiros e quatro tripulantes.
Hipótese de gelo no casco do avião
De acordo com o relatório, uma das hipóteses consideradas é que a formação de gelo no casco do avião pode ter contribuído para o desastre.
O alarme de gelo foi acionado três vezes e o copiloto indicou a presença de “bastante gelo” antes da queda.
No entanto, a causa definitiva ainda não foi confirmada.
O acidente aéreo da Voepass em Vinhedo
A aeronave, que havia decolado de Cascavel (PR) com destino ao aeroporto de Guarulhos (SP), estava com a manutenção em dia e a tripulação adequadamente habilitada.
No entanto, um equipamento específico do motor esquerdo não estava funcionando, exigindo procedimentos adicionais durante o voo.
Trajeto e as condições meteorológicas
O voo decolou com um leve atraso às 11h51.
Durante o trajeto, a aeronave enfrentou problemas meteorológicos que favoreceram a formação de gelo.
Imagens de satélite e previsões do tempo indicaram a presença de gelo severo na rota.
11h51: Decolagem de Cascavel
12h15: Primeiro alarme de gelo acionado
13h18: Terceiro alarme de gelo acionado e mantido
13h20: Autorização de desvio de rota
13h21: Controle do avião perdido
13h22: Colisão com o solo
Próximos passos da investigação do acidente aéreo da Voepass
A investigação continua em andamento, com a análise detalhada das causas do acidente ainda em progresso.
Os investigadores estão examinando a possibilidade de um fenômeno chamado “supercooled large droplet ice”, que forma uma camada de gelo a partir de gotículas de água muito gelada.
Aeronave e capacidade operacional
A aeronave envolvida no acidente era um ATR 72-500, conhecida por operar em pistas curtas e de difícil acesso.
Fabricada em 2010, foi adquirida pela Voepass em 2022 e tinha uma capacidade para 68 passageiros.
Histórico de acidentes com modelos semelhantes
O modelo ATR 72-500 já esteve envolvido em outros acidentes no passado, especialmente na Ásia, onde condições meteorológicas adversas e falhas técnicas foram apontadas como causas em companhias aéreas como a TransAsia Airways e em países como Taiwan.
Impacto nos familiares e na comunidade
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno, informou que os familiares das vítimas foram atualizados sobre os avanços da investigação antes da divulgação pública.
O acidente, sendo o maior desde a tragédia da Tam em 2007, impactou profundamente a comunidade aeronáutica e a população em geral.
Reações Institucionais ao acidente aéreo da Voepass em Vinhedo
Após o incidente, a ATR, fabricante da aeronave, se comprometeu a apoiar as investigações e a Voepass em todas as etapas necessárias.
A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) também está acompanhando de perto o desenrolar das investigações e as medidas de segurança que serão implementadas.
O Cenipa continua a análise das causas pretas para garantir que todos os aspectos sejam rigorosamente investigados, buscando promover a segurança e evitar que tragédias semelhantes ocorram no futuro.
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