Celso de Mello deve decidir ainda hoje se suspende processos contra Deltan
Celso de Mello deve decidir ainda hoje se suspende ou mantém em tramitação dois processos contra Deltan Dallagnol que serão julgados amanhã no Conselho Nacional do Ministério Público e que podem afastá-lo da Lava Jato...
Celso de Mello deve decidir ainda hoje se suspende ou mantém em tramitação dois processos contra Deltan Dallagnol que serão julgados amanhã no Conselho Nacional do Ministério Público e que podem afastá-lo da Lava Jato.
Os pedidos foram apresentados ao STF na semana passada e apontam uma série de irregularidades nos processos que impediram a ampla defesa do procurador, acusado de atuar politicamente e sem isenção na Lava Jato.
O processo com a ameaça mais imediata a Deltan foi movido pela senadora Kátia Abreu (PP-TO) e pode afastá-lo da força-tarefa.
O relator, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, indicado por Renan Calheiros (MDB-AL) para o CNMP, pretende incluir na discussão uma suposta colaboração do FBI na Lava Jato — suspeita que defesa sequer pôde rebater no processo.
Pedidos para ouvir testemunhas que poderiam falar em defesa de Deltan também foram sumariamente rejeitados.
O outro processo pautado para amanhã no CNMP, que também pode ser suspenso por Celso de Mello, foi movido por Renan Calheiros e acusa Deltan de interferir, com tuítes, na eleição do Senado em 2019, em que ele perdeu a disputa para Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Nesse caso, não há provas no processo de que, nas discussões entre os senadores, as manifestações de Deltan nas redes tenham virado votos contra Renan Calheiros. Na eleição, antes da votação final e na iminência da derrota, ele desistiu da disputa e retirou sua candidatura.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)