Ceará, de Camilo Santana (PT), manteve alta taxa de analfabetismo em 2024
Estado do atual ministro da Educação segue como o quinto pior estado do país em questão de alfabetização
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE indica que, até o quarto trimestre de 2024, a taxa de analfabetismo no Ceará entre pessoas de 14 anos ou mais permaneceu em torno de 12%, mantendo um padrão estável em relação aos anos anteriores.
Essa proporção equivale a aproximadamente 800 mil cearenses que ainda não sabem ler ou escrever um bilhete simples.
Os dados da PNAD revelam um cenário de estagnação, com pouca variação percentual desde 2022, quando o índice estadual também ficou em torno de 12%.
Vale lembrar que o atual ministro da Educação, Camilo Santana, governou o Ceará por dois mandatos consecutivos, com início em 1º de janeiro de 2015, quando tomou posse como governador, e encerramento em 2 de abril de 2022, data em que renunciou para se candidatar ao Senado.
De acordo com os dados recentemente divulgados, o Ceará, atualmente governado pelo aliado de Camilo, Elmano de Freitas (PT), ocupa a quinta posição entre os estados com maior taxa de analfabetismo no Brasil, ficando atrás apenas de Alagoas, Piauí, Paraíba e Maranhão.
Deste total, uma significativa maioria é composta por homens, totalizando 479 mil, o que representa 55% da população analfabeta do estado. Este índice se revela preocupante, pois está 5% acima da média nacional.
A persistente presença do analfabetismo na população ativa impacta o mercado de trabalho e a qualidade de vida.
Um contingente expressivo da população economicamente ativa ainda convive com a exclusão educacional, o que limita suas oportunidades de inserção em empregos formais, qualificados e bem remunerados.
O fenômeno do analfabetismo no Ceará também revela marcadas desigualdades regionais e sociais: Os índices são mais altos em áreas rurais, entre a população mais idosa e em grupos socialmente vulneráveis, como as comunidades quilombolas e indígenas.
O panorama do analfabetismo no Ceará não é isolado; outros estados da região Nordeste também têm índices alarmantes de analfabetismo.
Leia também: Esposa de ministro de Lula será relatora de contas de governador petista no CE
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)