CCJ da Câmara aprova PEC que flexibiliza teto de gastos de universidades
A CCJ da Câmara aprovou hoje, por unanimidade, uma PEC que garante mais autonomia de gastos de recursos próprios arrecadados por universidades e institutos federais...
A CCJ da Câmara aprovou hoje, por unanimidade, uma PEC que garante mais autonomia de gastos de recursos próprios arrecadados por universidades e institutos federais.
A proposta tenta flexibilizar o teto de gastos das universidades e institutos ao tentar excluir dos limites de despesas primárias aquelas financiadas por receita própria, convênios ou doações.
O texto viabiliza parte da proposta do Ministério da Educação de atrair investimentos do terceiro setor às universidades e institutos federais pelo programa Future-se.
Para Luísa Canziani, autora da PEC, a mudança da regra incentiva as universidades a buscar recursos próprios ou externos para desenvolver as atividades acadêmicas.
“Isso significa que as universidades poderão angariar mais verba para pesquisa, para desenvolver cursos de pós-graduação profissional, para interagir com outros segmentos da sociedade, atender as suas demandas e receber a contrapartida pelo trabalho adicional por elas desenvolvido – seja por demanda especifica ou por doação.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)